quarta-feira, 8 de julho de 2015

A importância da hidratação do nosso corpo


a-importancia-da-hidratacao-do-nosso-corpo-141111-ampliada



Maior componente do corpo humano, a água é responsável por manter os nossos órgãos em bom estado e funcionando corretamente, por isso é preciso analisar a importância da hidratação

Todos sabemos que a água tem papel fundamental no nosso corpo, não é mesmo? A importância da hidratação pode ser medida pela quantidade de órgãos que dependem dela. A água compõe a maior parte das células do nosso organismo, também, ajuda a lubrificar nosso cérebro e articulações, amortecendo impactos. Além de transportar nutrientes e carregar resíduos para longe das células do corpo, beber água também ajuda a regular a temperatura corporal através da redistribuição de calor a partir da pele e da transpiração.

A água é o maior componente do corpo humano: ela representa normalmente 60% do peso de um adulto masculino, nas mulheres a porcentagem fica entre 50% a 55%, por causa da maior proporção de gordura corporal. Os músculos e o cérebro possuem cerca de 75% de água, o sangue e os rins possuem 81%, o fígado possui perto de 71%, os ossos cerca de 22% e o tecido adiposo por volta de 20%. Esses são só os principais componentes do nosso organismo que mostram a importância da hidratação.

A maior parte da água localizada no corpo humano se encontra dentro das células (praticamentes ⅔), e o restante se encontra fora delas, nos espaços entre as células e o plasma sanguíneo.

A hidratação corporal depende do equilíbrio entre a entrada e saída de água, que estão sob controle homeostático e mecanismos que modificam as vias excretoras e estimulam o consumo (sede). Assim, a importância da hidratação segue uma lei natural do organismo: se ele precisa de água, sentimos sede, caso a água esteja sobrando, ela será eliminada.

Ainda tem dúvidas em relação a importância da hidratação? O nosso corpo necessita de água para sobreviver e funcionar adequadamente. O ser humano não pode viver sem beber água por mais de alguns dias - dependendo do tempo, os níveis de atividade e de outros fatores -, enquanto outros nutrientes podem ser negligenciados por semanas ou meses. Embora geralmente ela não seja tratada com a devida importância, nenhum outro nutriente é tão necessário com tamanha frequência e quantidade. Então, que tal um copo de água agora?
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário