sexta-feira, 5 de junho de 2015

Água e o bom funcionamento dos Rins


Água e o bom funcionamento dos Rins
A água é fundamental para o equilíbrio do organismo. Repõe as energia, favorece o funcionamento adequado de músculos, nervos e intestino, e tem efeitos benéficos para a pele, por hidratar e eliminar as toxinas resultantes da queima das células.
Quando falta água no corpo os rins reduzem a produção de urina, ao mesmo tempo em que a água contida no corpo é redistribuída, para manter as funções vitais de outros órgãos, como o coração, o cérebro e os pulmões.
Nosso organismo é composto por cerca de 70% de água, e órgãos como os rins, chegam a ter mais de 80% do elemento em sua composição. Ou seja, a água é essencial para o funcionamento dos rins, e para que desempenhe suas funções: filtragem do sangue e das impurezas. Se ingerirmos pouco líquido, o rim fica sobrecarregado e não têm as condições ideais para realizar esse processo.
Beba pelo menos oito copos de água, ou dois litros de água ao longo do dia. Se ingerir mais de dois litros, não tem problema algum. Eliminamos cerca de dois litros de água através da urina, do suor e das fezes diariamente. Se essa quantidade de líquido não for reposta, entramos num processo de desidratação e intoxicação.
As altas temperaturas aumentam a incidência de infecções do trato urinário e de cálculos renais. As pessoas urinam em menor quantidade e menos vezes por dia, fato que favorece a multiplicação das bactérias no interior da bexiga, causando a cistite.
Para prevenir problemas de cálculo é necessário aumentar o consumo de líquidos (água, sucos e/ou chás gelados) para repor as perdas da transpiração e manter um fluxo urinário e eficaz, especialmente em pessoas com predisposição genética. Uma maior quantidade de líquidos permite a diluição dos sais presentes na urina, evitando assim a sua precipitação e a formação de cálculos.
Dicas:
· Ingestão líquida abundante de maneira a aumentar o volume de diurese, diminuindo assim a possibilidade de precipitação de sais minerais na urina.
· Submeter-se a correção de qualquer fenômeno obstrutivo ao nível do trato urinário, permitindo a mobilização de eventuais cristais pelo livre fluxo urinário.
· Tratamento da infecção urinária.
· O “chá de quebra-pedras” não tem o poder de destruir cálculos (pedras renais). O importante é o volume de líquido ingerido – seja chá, sucos, refrigerantes ou água, que favorece a eliminação de pequenos cálculos.
· As pessoas que praticam atividade física devem beber bastante líquido para acabar com a sede e mais um pouco.
· Quando se ingere bebida alcoólica: o álcool retira água de organismo.
· Quando se é fumante: a água auxilia no processo de eliminação da nicotina.
Disk Água Mineral: (12) 3922-9991
← Anterior Proxima → Página inicial

Um comentário: