quarta-feira, 16 de junho de 2021

De hidratação a prevenção de doenças: Entenda a importância de beber água


 

Nosso corpo não armazena água, depois do consumo, ela é distribuída por todo o nosso organismo. Um copo d'água leva em torno de 30 a 60 minutos para percorrer todo o seu caminho, deixando um pouco de sua fórmula no sangue


Todo mundo sabe que beber água é fundamental para a vida do ser humano, porém muitas vezes na correria do dia-a-dia não damos a devida atenção. Não beber a quantidade ideal de água por dia pode trazer problemas como cansaço, fome ou ganho de peso, falhas no sistema circulatório, constipação, retenção de líquidos, déficit de atenção e memória, mau hálito, baixo desempenho atlético, entre outros.

"Nosso corpo não é capaz de armazenar água, portanto, depois do consumo, ela é distribuída por todo o nosso organismo. Um copo d'água leva em torno de 30 a 60 minutos para percorrer todo o seu caminho, deixando um pouco de sua fórmula no sangue, que irá disseminar seus benefícios para todos os órgãos e músculos", explicou a nutricionista Beatriz Gaudio.

Diante da importância do consumo diário de água, muitas pessoas se perguntam sobre qual a quantidade ideal para cada indivíduo. Beatriz explicou que esse número gira em torno de 35ml por kilo de peso. 

"Por exemplo, se você pesa 60kg deve multiplicar por 35, que daria 2.100ml por dia ou 2 litros e 100ml. Distribua essa quantidade ao longo do seu dia e saiba que pessoas que praticam atividade física devem acrescentar cerca de 500 ml a 1 litro de água por cada hora de atividade física, principalmente se transpirar muito durante o treino", disse. 

Consumo de água e covid-19

Em tempos de pandemia, é ainda maior a necessidade de nos mantermos hidratados pois é o nosso sistema imunológico que ocupa o papel mais importante nesse momento. 

Sabendo disso, a nutricionista deixa uma dica para que você não se esqueça de beber água ao longo do dia. "Procure deixar uma garrafinha em algum lugar visível e próximo a você ou coloque um alarme no celular (existem apps que te ajudam com isso como o “Beba Água”). Quem tem dificuldade em ingerir água, o uso de alimentos ricos no líquido é uma boa opção", afirmou. 

Beatriz disse ainda que para quem não gosta de beber água, há opções como incluir na rotina alimentos como frutas, sucos de frutas, verduras, legumes e água de coco. "É uma forma de consumir água sem perceber", completou a especialista.

Corpo hidratado e pele saudável

A dermatologista Lívia Borges também falou sobre a importância do consumo de água para a saúde e hidratação da pele. 

"A ingestão de água é essencial para manter a hidratação cutânea e fornecer nutrientes as células, isso permite manter a elasticidade da pele, retardando os sinais de envelhecimento como linhas finas, pois quanto mais ressecada a pele estiver, mais rapidamente ela envelhece, além disso, facilita o surgimento de doenças inflamatórias da pele, como dermatites e psoríase", explicou. 

A médica explicou que além de melhorar a sustentação, elasticidade, evitando o envelhecimento precoce, a ingestão de água auxilia na eliminação de toxinas e substâncias irritantes que contribuem para envelhecimento e inflamação cutânea.

"Não adianta investir em cremes caríssimos, se não nos hidratarmos de dentro pra fora. A água é o mais importante hidratante para pele e todo nosso organismo", concluiu.

Receita para beber água de uma forma diferente e saborosa

A nutricionista Beatriz Gaudio tem uma receita para aqueles que querem inovar na hora de consumir a quantidade ideal de água por dia. A dica é apostar nas chamadas "águas saborizadas". Confira:

"Em uma jarra, coloque água, rodelas de laranja, limão, ervas naturais como hortelã, menta, manjericão ou alecrim, e gelo. As especiarias dão um toque de frescor e sabor à água. Não há necessidade de acrescentar açúcar", orientou a nutricionista.


Fonte: www.folhavitoria.com.br/

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário