quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

pH da água




Saiba mais o que é o pH da água? Qual o valor ideal do pH da água potável e qual a influência do pH da água que consumimos sobre o PH do nosso sangue?
As letras pH são as iniciais de percentual Hidrogeniônico.  Qual é a implicação sobre a qualidade da água destinada ao consumo humano? A escala de pH varia de 1 a 14, sempre números positivos, e indica a concentração de íons H+ presentes na água. Como essa concentração de íons H+ determina o caráter ácido da água, costumamos dizer que o valor do pH indica se a água tem caráter ácido, neutro ou básico (também chamado de alcalino), de forma que, valores de pH menores que 7 representam caráter ácido, maiores que 7.0 representam caráter básico e igual a 7.0 representa caráter neutro. Isso não significa absolutamente que uma água com PH igual a 6.0, por exemplo, seja ácido, ou, que uma água com pH igual a 8.5 seja uma base. O pH da água indica, apenas, seu caráter baseado na concentração dos íons H+, visto que ácidos e bases propriamente ditos são espécies químicas com definições baseadas em conceitos bem mais complexos que simplesmente o valor do pH.
Hoje no Brasil, quem determina todos os Padrões de Potabilidade em todo o território nacional é a Portaria 2914 do Ministério da Saúde. Essa Portaria recomenda que o valor do pH da água destinada ao consumo humano e fornecida pela rede pública de abastecimento esteja na faixa entre 6.0 a 9.5. Entretanto, existem inúmeras águas engarrafadas e comercializadas em garrafões para bebedouros cujo pH é inferior a 6.0. Essa condição não deixa nenhuma água “melhor” ou “pior” para a saúde humana, pois, seu efeito sobre ela, baseado no pH, é absolutamente nenhum.
Não existe nenhuma influência do pH da água que consumimos sobre o pH do nosso sangue. Esse é outro absurdo que circula na internet. O pH do sangue humano varia entre 7.35 e 7.45, que garante que nosso metabolismo opere normalmente. O corpo humano tem mecanismos refinados para conseguir manter o pH do nosso sangue dentro dessa faixa, pois fora dela nossa saúde entraria em sério comprometimento. Obviamente um copo de suco de limão não poderia interferir nesse metabolismo como, de fato, não interfere. Muito menos, um copo com água cujo pH fosse 8.0, 9.0 ou mesmo 10.0. Do contrário estaríamos sujeitos à morte súbita com uma simples limonada. Efeito semelhante acontece com as águas gaseificadas que, em geral, têm pH inferior a 6.0 em razão da presença do ácido carbônico produzido pelo gás (CO2) e que não têm absolutamente nenhuma interferência sobre o pH de nosso sangue e nem de nossa saúde como um todo.

Portanto vamos beber muita água, pois água é alimento pro corpo, é saúde. 
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário