terça-feira, 20 de abril de 2021

Água de piscina pode inativar vírus da Covid-19 em 30 segundos, diz estudo


Descobertas sugerem que o risco de transmissão da doença pela água da piscina é "incrivelmente" baixo


Um estudo, encomendado pela Swim England e a escola de natação Water Babies, com apoio da Royal Life Saving Society, na Inglaterra, sugeriu que a água com cloro de uma piscina pode inativar o vírus causador da Covid-19 em somente 30 segundos. As informações são da Revista Casa e Jardim.

Virologistas do Imperial College de Londres estudaram o impacto de diferentes concentrações de cloro na água no vírus SARS-CoV-2. As descobertas sugerem que o risco de transmissão da Covid-19 pela água da piscina é “incrivelmente” baixo.


A professora e virologista Wendy Barclay, que está à frente da pesquisa, junto com o pesquisador Dr. Jonathan Brown e também Maya Moshe, descobriram que uma concentração de cloro livre de 1,5 mg/L e um pH entre 7 e 7,2 reduziu a infectividade do SARS-CoV-2 em mais de mil vezes em apenas 30 segundos.

Esses níveis estão em alinhamento com orientações atuais para operar em piscinas, onde se recomenda uma concentração de cloro livre de 1,5 mg/L e um nível de pH de 7,0.

Piscinas podem ser seguras

De acordo com a professora, “o estudo acrescenta evidências de que as piscinas podem ser ambientes seguros e protegidos se as medidas apropriadas forem tomadas”. Ela reforça o uso de máscaras, distanciamento social e o álcool em gel devem ainda ser usados pelas pessoas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou um nível de cloração de 15mg.min / litro como suficiente para matar os vírus como poliovírus, rotavírus e coxsackievirus, e também a Covid-19, que seria inativada em níveis ainda mais baixos.

Medidas de prevenção

Vale lembrar que mesmo com o vírus da Covid-19 inativado na água com cloro, é necessário manter a distância as medidas de segurança como distância de um metro de outros indivíduos, evitar atividades externas e realizar saídas apenas em caso de necessidade.

Também é importante salientar que não se deve ingerir a água como método de prevenção ou de tratamento contra a Covid-19. O estudo fala sobre o vírus na água, e não sobre o combate no corpo humano.

Entretanto, os resultados completos do estudo ainda não foram publicados em um periódico científico revisado por pares.


Para saber mais: Acesse

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário