sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Como saber se a água é limpa e própria para consumo?


Existem diferentes formas de como saber se a água é limpa e própria para o consumo humano. E este ponto é muito importante, pois o consumo regular de água potável é fundamental para o funcionamento do organismo. A água controla a temperatura do corpo e auxilia no correto funcionamento do sistema circulatório.

Contudo, não ter como saber se a água é consumível pode representar um perigo para a saúde de quem a ingere. O risco de contaminação por micro-organismos eleva-se consideravelmente, ao invés de promover o fortalecimento do sistema imunológico.

Dicas de como saber se a água é limpa

Uma das principais formas de como saber se a água é limpa é identificando se ela se encontra incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). A água, também, deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc.. Estes componentes são prejudiciais à saúde, ao contrário dos sais minerais, que devem estar presentes na água em quantidade necessária para o organismo.

Para saber se a água é limpa e própria para consumo, siga algumas dicas:

Analise a cor da água

Posicione o copo com água contra a luz e veja se há a presença de algum corpo estranho, ou mesmo se você consegue enxergar por entre o copo. Caso ela esteja embaçada, dificultando a visibilidade, pode ser que haja poluição e ferrugem nos dutos ou encanamentos fluviais. O mais correto é não ingerir qualquer água que apresenta uma condição diferente da sua transparência normal.

Observe se há cheiro na água

Isso mesmo. cheire a água e observe se há a presença de odor. A água potável e limpa não apresenta cheiro algum. Já a água que não está própria para consumo pode ter os seguintes odores:

  • alvejante: apesar de este odor não representar perigo, ele significa que a companhia de saneamento trata a água e a mantém limpa com cloro. O cheiro de alvejante, normalmente, desaparece após poucos segundos em contato com o ar e, para se livrar dele, um filtro caseiro é bastante eficiente.
  • Mofo: este cheiro também não representa grande perigo à saúde. O odor pode ser resultado da decomposição de matéria orgânico que pode estar presente no encanamento ou na própria água.
  • Enxofre: o odor deste componente químico é caracterizado por ser muito forte e ruim, e pode significar que há bactérias na água. Neste caso, é preciso recolher um copo do líquido e levá-lo para outro cômodo da casa. Após alguns minutos, caso o cheiro desapareça, quer dizer que há presença de bactérias no encanamento e estas devem ser eliminadas.

Caso o cheiro persista, não deve ser ingerida e a companhia de saneamento deve ser comunicada imediatamente.

Solicite a um laboratório a análise da água

É possível enviar para a análise de um laboratório especializado uma certa quantidade da água que chega até as residências, seja ela originária do abastecimento público, poço artesiano, mina ou nascente. O laboratório irá realizar testes de potabilidade da água, que pode, ou não, ter padrões saudáveis para o consumo humano.

Quem define esses padrões de potabilidade no Brasil é a Portaria 2914 /2011 da ANVISA. Para as residências, recomenda-se fortemente essa análise. Ela verifica se os seus parâmetros estão corretos e possibilita conhecer se a água é potável ou não e se oferece algum risco à saúde.

Quais os malefícios de beber água imprópria?

Não ter como saber se a água é limpa e, mesmo assim, ingeri-la, pode causar doenças como:

  • diarreia;
  • febre tifoide;
  • hepatite A;
  • infecção intestinal causada por bactérias;
  • leptospirose;
  • salmonela;
  • cólera;
  • rotavírus ou noravírus.

Estas doenças podem apresentar diferentes sintomas. Mas, ao se observar sinais como febre, dor abdominal, perda do apetite, dor de barriga, vômito ou calafrios, deve-se ir imediatamente a um estabelecimento de saúde. Lá, será possível identificar o que está acontecendo e iniciar o tratamento adequado. Além disso deve-se evitar a automedicação e ingerir somente água comprovadamente limpa e consumível.

Como tornar a água potável

Para tornar determinada quantidade de água própria para o consumo, deve-se utilizar uma solução chamada hipoclorito de sódio. Este componente pode ser encontrado em farmácias e supermercados. Pingue de duas a quatro gotas de hipoclorito de sódio para cada litro de água e espere, no mínimo, 30 minutos para consumi-la.

O hipoclorito de sódio serve, especialmente, para purificar a água que apresenta contaminação por vírus, bactérias e protozoários. Isso pode acontecer em águas de cisternas, poços artesianos, pequenos poços e com a água da chuva.

Importante! A água da chuva não é consumível. No meio do caminho entre a formação das gotículas nas nuvens e o chão, há diversas substâncias captadas por ela na atmosfera. E a água da chuva, na maioria das vezes, é tóxica, especialmente nas grandes cidades ou em municípios que ficam ao redor de indústrias.

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário